sábado, 9 de novembro de 2013

EDUCAÇÃO DO CAMPO É DESTAQUE NO REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TEOTÔNIO VILELA



A Secretaria Municipal de Educação e cultura de Teotônio Vilela concluiu em 2012 a construção do Referencial Curricular que irá nortear o trabalho pedagógico das escolas da rede municipal de ensino destinando um capítulo à organização da Educação do Campo. É importante enfatizar que nessa construção foi pensado e proposto para o trabalho com a Educação do Campo a metodologia da Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS a qual contribuirá para a contextualização do currículo das escolas do campo. Essa metodologia promove o desenvolvimento de diversas competências através de ações de sensibilização, pesquisa, problematização, desdobramentos e intervenções capazes de transformar a realidade existente estimulando a autonomia e o protagonismo dos sujeitos sociais da comunidade.

Para o processo de construção desse capitulo foi realizada uma reunião de sensibilização com a participação de representantes das escolas do campo (diretores escolares, coordenadores pedagógicos, educadores, pais de alunos), representantes de associações e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura.


A partir desse encontro foi constituída uma comissão composta de cinco pessoas (um diretor, dois coordenadores, um professor e um técnico da Secretaria de Educação e Cultura) para pesquisar as referências, realizar estudos e discutir com grupos maiores nas escolas. Para garantir a participação efetiva de representantes de todas as escolas do campo, as 20 (vinte) escolas foram distribuídas em 04 (quatro) núcleos, e a comissão por sua vez foi dividida para realizar as discussões. O resultado dessas discussões serviu de subsídios para a elaboração do documento.


O material produzido pela comissão foi discutido no seminário realizado no dia 22 de dezembro de 2011 com todos os educadores da rede de ensino e representantes da sociedade civil organizada para validação do mesmo. As contribuições dos grupos foram organizadas para unificá-las no documento final.


Este é um documento que traz, em si, o chão da escola e traça estratégias que visam nortear o trabalho do professor para que sua participação crítica, constante e transformadora efetive, nas escolas do Campo, um currículo dinâmico e democrático garantindo a apropriação do conhecimento pelos estudantes da rede pública. Ele também contribuirá no planejamento das ações educativas, no âmbito da Educação do Campo oferecendo diretrizes mais claras que nortearão a construção dos Projetos Pedagógicos das escolas da rede de ensino do município de Teotônio Vilela.


Dessa forma, acreditamos que os primeiros passos desta caminhada, consolidados na força coletiva de todos os atores envolvidos, já marcam um novo tempo na história da educação vilelense.


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA ELABORA MINUTA DE RESOLUÇÃO QUE REGULAMENTA A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE TEOTÔNIO VILELA


Para regulamentar a Educação do Campo no município de Teotônio Vilela o setor de Normatização do Sistema Educacional da Secretaria municipal de Educação e Cultura está construindo a minuta de resolução que institui normas para a Educação Básica do Campo na rede municipal de ensino. A referida minuta será encaminhada ao Conselho Municipal de Educação – CME, onde a Comissão de Educação Básica fará uma analise. Em sequencia a minuta será discutida em audiência pública com a participação dos diversos atores envolvidos com a Educação do Campo, para então levar à apreciação do Conselho Pleno/CME para aprovação, tornando-a um documento legal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário